13.1.09

Salto quântico



Nem bem cheguei de San Francisco na sexta passada e já tomei outro vôo (como quem faz aquela baldeação Norte-Sul na Sé) para minha casa em Londres.

E este rápido "salto quântico" de uma cidade para outra revelou-me duas realidades simultâneas bastante diferentes.

Observando a cidade de San Francisco, fiquei muito impressionado ao ver como o pessoal de lá está lidando com a crise econômica. Apesar da grave recessão em que se encontra todo o país há mais de um ano, ao redor de San Francisco, na Bay Area bairros inteiros estão surgindo e crescendo, gente investindo em novas oportunidades de negócio, pensando em inovação, sustentabilidade, novas formas limpas de fonte de energia, enfim um mundo inovativo inteiro acontecendo em um ambiente positivo e que olha para frente.

Já em Londres o clima parece ser mais sombrio (vale o duplo sentido). As pessoas parecem assustadas, funcionários temem por seus empregos (com um bom motivo), empresários temem pelos seus negócios, e a recessão econômica bate forte à porta das empresas e principalmente das pessoas.

Achei que a distância entre estas duas cidades não é apenas geográfica. Ela tem a ver também com a mentalidade destes tempos. Talvez até mesmo com a essência e vocação de negócios de cada uma deals.

O fato de Londres ser calcada em uma forte tradição financeira e San Francisco (ou o Silicon Valey) baseada na nova economia digital, talvez explique como e por que as pessoas e os negócios reagem de formas diferentes diante da crise.

Nenhum comentário: